segunda-feira, março 21, 2005

 

Sempre se encontraram desculpas para atrasos

Desde o início que assim é. Desde a Primária até ao fim de um qualquer percurso académico, que sempre que há um atraso, há também uma "razão plausível" para o justificar. É raro demonstrarmos as nossas fraquezas ou reconhecermos o que temos de melhorar, logo não é de estranhar que mais tarde, terminada a aprendizagem escolar, essas mesmas questões se repercutam na sociedade, nas opções governativas, nas opções estratégicas de uma empresa, de uma instituição, ou numa área específica, como é o Ensino Superior.
Parece-me ser esta a razão para esta notícia acerca de Bolonha. Compreendo logicamente a importância de se saber como irá ser o financiamento para cada um dos ciclos, pois daí poderá advir, uma alteração importante nos seus conteúdos ou no formato a seguir. Mas será essa a razão para o nosso atraso? Será que não podemos começar a mudar já as mentalidades, as estruturas, o paradigma da aprendizagem no sentido de Bolonha?
Só quero que não seja tudo aritmético, tal como, até certo ponto felizmente, aconteceu na Universidade de Évora com os ECTS. É que só agora, com o decreto lei 42/2005, se cria um regulamento para o ECTS, mas como houve necessidade de avançar à priori, houve a sorte não muito casual, de termos correspondido em termos aritméticos ao que nos é agora pedido. Mas e desligando dos números, estará tudo acertado em relação aos ECTS e ao espírito de Bolonha? Serão apenas números ou compreenderão também cargas horárias reais, as competências e conhecimentos adquiridos, o esforço exigido no pós-frequência, o peso na estrutura curricular, as componentes práticas/teóricas, enfim, será que têm sumo?
Neste tipo de situações podemos avançar, podemos até inovar sem gastarmos dinheiro....sem que seja o financiamento adulterando o conteúdo...
Em linguagem docente, se não sabe a resposta a uma pergunta, "passe à frente, vá fazendo o resto"...sempre é preferível que não fazer nada!

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?